FTA Desenvolvimento Imobiliário S.A

OBJETIVO

O objetivo da Política de Privacidade da FTA Desenvolvimento Imobiliário S.A. (“FTA”) é demonstrar que, para nós, a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais e dos registros eletrônicos deixados por você (“Cliente”) ao acessar nosso site são parte essencial do nosso negócio.

Através dessa política, reafirmamos o nosso compromisso com os valores acima descritos e esclarecemos tópicos importantes sobre como tratamos os seus dados pessoais, com quem compartilhamos e como garantimos a sua segurança, além de informar quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais.

COMO COLETAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Durante o seu relacionamento com a FTA, é possível que você nos forneça dados pessoais através do Website da FTA (www.fta.com.br), em contato online com nossos profissionais e/ou diretamente com nossos colaboradores nos nossos pontos de venda, seja pelo interesse na aquisição de uma unidade, para a realização de parcerias, distratos, pelo interesse em integrar nossa equipe e outros. O tratamento desses dados contribui e viabiliza a prestação de serviços e oferta de produtos pela FTA e varia de acordo com a sua relação conosco (cliente, parceiro, investidor, fornecedor, colaborador, ou outra, conforme aplicável).

Há, ainda, alguns dados pessoais que, conforme o caso, precisaremos coletar com a ajuda de terceiros (corretores, órgãos públicos e de proteção ao crédito), e que coletamos de forma automática durante o seu acesso ao nosso website, a fim de cumprir todas as etapas necessárias para a consolidação do seu relacionamento conosco.

Assim, há basicamente duas formas de coleta de seus dados pessoais pela FTA:

  • Dados pessoais fornecidos diretamente por você: 
    A FTA coleta as informações que você nos fornece quando preenche um de nossos formulários, quando entrega documentos aos corretores e nossos colaboradores para fins de aprovação de uma proposta de compra e venda, quando nos entrega, pessoalmente ou online, o seu currículo, quando informa seus dados para conferência para fim de iniciar parcerias, dentre outras, a depender da necessidade.

  • Dados que obtemos de terceiros ou automaticamente: 
    A FTA coleta os seus dados pessoais, também, através dos corretores parceiros que atuam em nossos pontos de venda, em sites de órgãos públicos e de órgão de proteção de crédito como o SPC e o SERASA, além disso, para os interessados em participar de nossa equipe, coletamos os dados que você fornece para os sites de busca de vagas como CATHO e LinkedIn.
    Nosso website coleta cookies, endereço de IP, e logs de acesso a fim de obter métricas sobre perfil e comportamento dos nossos usuários e possibilitar o aprimoramento de nosso website.

QUAIS DADOS PESSOAIS COLETAMOS E PARA QUE COLETAMOS?

  • Dados coletados para fins de cadastro, enriquecimento da experiência e contato com todos os interessados em manter um relacionamento conosco:

    – Nome completo, e-mail, telefone e data de nascimento.

  • Dados coletados de acordo com intenção de relacionamento a ser iniciado:

    – Dados Bancários, RG, CPF, estado civil, endereço e score de crédito (fornecedores, clientes e parceiros de negócio);

    – Dados Bancários, RG, CPF, estado civil, endereço, nome da mãe, escolaridade, número da CTPS, certificado de reservista, número do PIS, FGTS, informações sobre cônjuge e dependentes, experiência de emprego anteriores, cargo e dados de saúde (colaboradores e candidatos a vagas);

    Independentemente de quais sejam os dados fornecidos por você à FTA, utilizaremos apenas os que forem, de fato, necessários e relevantes para o alcance das finalidades declaradas a você ao tempo da coleta dos dados.

  • Dados necessários:

    A FTA depende diretamente da coleta de alguns dos dados informados acima, destacadamente dos dados cadastrais. Caso a sua opção seja por não fornecer algum desses dados, é possível que não consigamos prestar nossos serviços para você.

  • Veracidade dos dados:

    O cliente é o responsável pela veracidade dos dados fornecidos à FTA, assim, a FTA se resguarda no direito de se negar a tratar os seus dados pessoais se tiver razões para crer que este tratamento possa trazer riscos jurídicos ou operacionais à FTA ou, ainda, se estiver utilizando nossos serviços e produtos para fins ilícitos.

  • Base de dados:
    As bases de dados formadas a partir da coleta dos seus dados pessoais é de responsabilidade e de propriedade da FTA, sendo assim, tanto o uso e acesso quanto o compartilhamento desses dados (se necessário), será realizado nos estritos limites legais e descritos nessa política.

  • Dados pessoais sensíveis:
    Poderá ser coletada sua imagem caso você acesse nossa sede, filiais e stand de vendas para fins de segurança e controle de acesso. Se você participar de nossos eventos, sua imagem poderá ser captada e publicada em nossas redes sociais.

COM QUEM A FTA COMPARTILHARÁ OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A FTA possui parcerias com corretores e outras empresas que nos auxiliam na manutenção da nossa estrutura administrativa e na prestação dos melhores serviços para você. Deste modo, a FTA poderá compartilhar os seus dados pessoais, dentro das hipóteses e limites dispostos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e nas circunstâncias descritas abaixo:

  1. Com fornecedores como escritórios de advocacia e contabilidade, nas hipóteses em que tais informações forem necessárias para a elaboração de documentos contábeis obrigatórios ou na elaboração de contratos e documentos legais.
  2. Com fornecedores de armazenamento em nuvem, gerenciamento de banco de dados e de bases de dados para organização de leads e envio de correspondências de marketing, circunstância em que, caso você não queira mais receber esse tipo de contato, basta entrar em contato com a FTA através do e-mail lgpd@fta.com.br e solicitar a exclusão dos seus dados pessoais destes sistemas.
  3. Com empresas parceiras apenas para desenvolvimento e prestação de serviços direcionados a você, dentro da finalidade para a qual você nos forneceu os seus dados pessoais.
  4. Com autoridades judiciais, administrativas, governamentais ou cartórios, desde que haja determinação legal, requisição oficial ou ordem judicial.
  5. Com instituições financeiras para fins de proteção ao crédito.
  6. Com as administradoras de condomínio ou com a associação de moradores de nossos empreendimentos, para fins de cadastro, controle de acesso e cobrança das respectivas taxas.
  7. De forma automática, em caso de movimentações societárias como incorporação, aquisição e/ou fusão da FTA ou de uma de suas subsidiárias.
  8. Seus dados pessoais NÃO serão compartilhados com fabricantes de móveis planejados, outras incorporadoras, ou fornecedores de outros itens de construção ou domésticos. Caso você receba algum contato desse tipo de fabricante que nos indique como a fonte de seus dados, por favor, entre em contato conosco, e estaremos prontos para ajudá-lo a resguardar a sua privacidade.

DADOS DE IMAGENS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

  1. Ao acessar nossos prédios, poderá ser coletada a sua imagem através de nossas câmeras de monitoramento, com a finalidade de segurança e proteção à vida e ao patrimônio da FTA.
  2. Caso você participe de algum evento em uma de nossas sedes, sua imagem poderá ser capitada em publicada em nossas redes sociais. 

COMO MANTEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS SEGUROS E COMO VOCÊ PODE PROTEGÊ-LOS

  1. A FTA envida todos os esforços razoáveis e necessários para a proteção de seus dados pessoais, fazendo uso de diversas ferramentas tecnológicas como firewalls, proteção de servidores com antivírus, antimalware, dentre outros, além de manter seus arquivos físicos em segurança na sua sede em estruturas com chaves, alarmes e proteções anti-incêndio, a fim de garantir a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade dos seus dados pessoais.
  2. Todos os dados pessoais tratados pela FTA são armazenados em servidores próprios ou em serviços de nuvem confiáveis, com seus servidores localizados em países com regras de proteção de dados tão ou mais rígidas que as do Brasil.
  3. Todos os nossos funcionários estão contratualmente obrigados a respeitarem o sigilo sobre suas informações pessoais e só os utilizarem para as finalidades adequadas, sob pena de responsabilização pessoal sobre os danos eventualmente causados.
  4. A FTA possui uma arquitetura de TI que possibilita apenas as pessoas autorizadas a acessarem os seus dados pessoais, mantendo logs e registros de quem e quando acessaram, a fim de ser possível averiguar qualquer uso indevido ou vazamento.
  5. Além dos esforços técnicos, a FTA também adota medidas institucionais visando a proteção de dados pessoais, de modo que mantém o seu programa de privacidade aplicado às suas atividades e constantemente atualizado e melhorado.
  6. Embora a FTA adote os melhores esforços no sentido de preservar a sua privacidade e proteger os seus dados pessoais, nenhuma transmissão de informações é totalmente segura, de modo que a FTA não pode garantir integralmente que todas as informações que recebe e/ou envia não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida, como falhas técnicas, vírus, engenharias sociais ou invasões do banco de dados do site. No entanto, a FTA se compromete a acompanhar a evolução tecnológica e na sua governança interna para manter-se sempre atualizada em relação aos mecanismos de segurança razoavelmente disponíveis em seus sistemas de armazenamento de dados.
  7. Na remota hipótese de incidência de episódios desta natureza, a FTA garante o pleno esforço para remediar as consequências do evento, além de investigar e sujeitar os responsáveis por eventual incidente às medidas legais cabíveis.

QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS ENQUANTO TITULAR DE DADOS PESSOAIS E COMO EXERCÊ-LOS

  1. Confirmação da Existência de Tratamento e Acesso – Basta enviar um e-mail para (lgpd@fta.com.br), informando seu nome e CPF (caso ainda não seja cliente) ou nome do empreendimento e número do seu lote, e solicitar uma confirmação da existência de tratamento, que lhe informaremos, em até 15 dias úteis, se tratamos seus dados pessoais e, em caso positivo, quais dados são tratados, para quais finalidades, por quanto tempo, com qual base legal e se porventura seus dados foram compartilhados com alguma entidade pública ou privada.
  2. Correção de Dados Incompletos, Inexatos ou Desatualizados – Basta enviar um e-mail para (lgpd@fta.com.br), se identificando e informando quais dados estão incompletos, inexatos ou desatualizados, informando, também, o dado correto e, se for o caso, apresentando documento que comprove o erro, que, em até 15 dias úteis, realizaremos a correção ou complementação.
  3. Anonimização, Bloqueio ou Eliminação de Dados Desnecessários, Excessivos ou Tratados em Desconformidade com a Lei. – A FTA não trata dados pessoais desnecessários, em excesso ou em desconformidade com a LGPD, mas, na remota possibilidade de que seus dados pessoais estejam sendo tratados em uma dessas hipóteses, basta nos notificar através do e-mail (lgpd@fta.com.br), que promoveremos, em até 15 dias, a remoção ou anonimização desses dados pessoais.
  4. Portabilidade – Caso deseje, podemos transferir os seus dados pessoais que temos armazenados a outros fornecedores, para tanto, é necessário que nos envie um documento assinado (física ou digitalmente) requerendo expressamente a portabilidade e informando para qual fornecedor devemos transferir. Nesse caso, a FTA não responderá por danos e irregularidades porventura causados por este fornecedor.
  5. Revogação do Consentimento – Em todos os casos nos quais o tratamento de seus dados pessoais ocorra com base no seu consentimento, basta enviar um e-mail para (lgpd@fta.com.br) informando que está revogando o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, que os eliminaremos ou anonimizaremos.

CONTATO, LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E FICHA TÉCNICA

  1. Se você necessitar de outras informações ou possuir preocupações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais, não hesite em nos contactar através do e-mail (lgpd@fta.com.br)
  2. Este documento poderá sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio, em função de alterações legislativas ou normativas expedidas por autoridades, destacadamente a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Caso haja uma atualização neste aviso de privacidade, lhe informaremos através da página principal do nosso site e, se dessa atualização decorrer a necessidade do seu consentimento para algum tratamento, entraremos em contato por e-mail.
  3. Este aviso de privacidade foi elaborado em atendimento à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como ao Marco Civil da Internet e ao Código de Defesa do Consumidor, naquilo em que forem aplicáveis, sem prejuízo de outra normas aplicáveis à atividade da FTA e ao caso concreto. O Foro aplicável para discussões judiciais decorrentes desta política será o de Campinas/SP.
  4. Versão do Documento: 1.0 – Responsáveis Técnicos: Henrique Faria, Patrícia Testa e Sabrina Albuquerque.